A cantora e compositora Kesha alcançou o topo das paradas da Billboard com seu novo álbum de estúdio, . (Period), que marca o início de uma nova fase em sua carreira. O disco, lançado de forma independente pelo selo da própria artista, o Kesha Records, e distribuído pela Alternative Distribution Alliance (braço independente da Warner Music), estreou em primeiro lugar nas paradas Top Album Sales, Vinyl Albums e Top Dance Albums da publicação americana.
Essa é a primeira vez que Kesha assume total autonomia em um lançamento, após anos sob contrato com a Kemosabe/RCA Records. A estreia de . (Period) não apenas reafirma sua relevância na indústria musical, como também demonstra a força de sua base de fãs, especialmente no consumo de formatos físicos.
Segundo dados da Luminate, o álbum registrou 23 mil unidades equivalentes nos Estados Unidos na primeira semana (encerrada em 10 de julho). Destas, 15,5 mil correspondem a vendas tradicionais, com quase 11 mil exemplares em vinil, número que representa o melhor desempenho da artista nesse formato em toda sua trajetória.
Além do desempenho expressivo nas vendas físicas, o álbum também:
- Estreou em 3º lugar nas paradas Independent Albums e Indie Store Album Sales;
- Alcançou a 17ª posição no Billboard 200, principal ranking da Billboard, que combina vendas e streaming;
- Tornou-se o sétimo trabalho de Kesha a figurar entre os 40 discos mais populares da Billboard 200.
O disco foi lançado em sete versões diferentes em vinil, incluindo edições autografadas, estratégia que impulsionou as vendas no formato e evidenciou o apelo visual e colecionável do projeto.
Outros destaques da semana incluem álbuns de artistas como Sabrina Carpenter, que subiu ao Top 3 com Short n’ Sweet após a liberação de uma nova edição em vinil, e Charli XCX, que voltou ao Top 10 com Brat, graças ao lançamento de uma versão em CD.

