O Novo Sempre Vem abre o ano destacando uma voz singular da música nacional. O apresentador João Marcello Bôscoli recebe Siba Puri, criadora do dub originário, linguagem que aproxima referências ancestrais da produção alternativa atual.
Nascida em Olinda (Pernambuco), a cantora, compositora e percussionista desenvolve um trabalho autoral que articula matrizes brasileiras como maracatu e caboclinho a reggae, rap, trap e música eletrônica. Sua sonoridade é ancorada na música indígena contemporânea e inspirada pela memória de sua avó, que, em terras Puri, em São José de Ubá, na divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, entoava cantigas de roda em saudação à força encantada da lua e da terra. Suas composições propõem reflexões sobre a presença dos povos originários nos grandes centros urbanos, abordando temas como identidade, pertencimento, tradição e resistência.
Na performance gravada nos Estúdios Trama NaCena, Siba Puri (voz e percussão) apresenta canções “Chegou A Hora”, “As Lobas Se Lambem”, “Não Toque no Meu Cocar” e “Notícias nos Jornais”, acompanhada pelos músicos Nando Diniz (baixo e programações) e Danilo Moura (bateria e percussão).
O episódio vai ao ar no dia 6 de janeiro, às 23h30, na TV Cultura. Após a exibição, fica disponível no app Cultura Play e no canal Trama TV no YouTube, com conteúdos extras.
O Novo Sempre Vem conta com o patrocínio do Bradesco.
Serviço
O Novo Sempre Vem – Primeira Temporada
Exibição: terças-feiras, às 23h30
Reapresentação: domingos, às 22h
Transmissão: TV Cultura
Disponível após a exibição no app Cultura Play e no canal Trama TV (YouTube)
Repertório
1 – Pachamama (Siba Puri)
2 – Chegou A Hora (Siba Puri)
3 – Notícias nos Jornais (Siba Puri)
4 – Caboclinho Puri (Siba Puri)
5 – Da Terra (Siba Puri e Juliana Anjos)
6 – As Lobas Se Lambem (Siba Pur)
7 – Não Toque no Meu Cocar (Siba Puri e Bia Pankararu)
Programação:
T1E01: Fitti – disponível no canal Trama TV (YouTube)
T1E02: Tuyo – disponível no canal Trama TV (YouTube)
T1E03: Ina Arruda – disponível no canal Trama TV (YouTube)
T1E04: Will Santt – disponível no canal Trama TV (YouTube)
T1E05: Filipe Toca – disponível no canal Trama TV (YouTube)
T1E06: Benziê – disponível no canal Trama TV (YouTube)
T1E07: Cynthia Luz – disponível no canal Trama TV (YouTube)
T1E08: João Sabiá – disponível no canal Trama TV (YouTube)
T1E09: Silibrina – disponível no canal Trama TV (YouTube)
T1E10: Flavia K – disponível no canal Trama TV (YouTube)
T1E11: Josiel Konrad – disponível no canal Trama TV (YouTube)
T1E12: Vanessa Moreno – disponível no canal Trama TV (YouTube)
T1E13: Matheus Marinho – disponível no canal Trama TV (YouTube)
T1E14: Fabio Brazza – disponível no canal Trama TV (YouTube)
T1E15: Siba Puri – estreia em 6 de janeiro
T1E16: Zudizilla – estreia em 13 de janeiro
Novos episódios e artistas serão anunciados em breve.
Sobre O Novo Sempre Vem
A série abre espaço a descobertas musicais, valoriza o frescor e a vitalidade da nova cena nacional e oferece visibilidade a diferentes recortes da produção atual. Em uma época em que grande parte do entretenimento é moldada por métricas digitais e decisões algorítmicas, o programa escolhe um caminho próprio, que dá protagonismo ao ser humano: da criação musical à singularidade de cada artista, passando pela curadoria e pelas equipes de produção. Produzido pela Trama e exibido pela TV Cultura, apresenta sessões de estúdio registradas em alta fidelidade sonora, com cuidado visual que valoriza cada detalhe da performance. Com direção de Luciano Cury, a primeira temporada traz versões inéditas e exclusivas, filmadas em 4K e com áudio multicanal nos Estúdios Trama NaCena, em São Paulo.
Sobre a Trama
Desde sua fundação em 1998 pelos sócios André Szajman e João Marcello Bôscoli, a Trama tem desempenhado um papel importante no cenário musical brasileiro, contribuindo significativamente para o desenvolvimento e a variedade da indústria fonográfica nacional. Reconhecida por revelar novos talentos, lançar iniciativas inovadoras e preservar a memória da Música Popular Brasileira, a empresa consolidou-se como uma referência. Em 2024, iniciou uma nova fase em suas operações, focada no resgate, digitalização e restauração de gravações históricas; na remasterização de seu acervo; no fortalecimento da cena musical por meio de lançamentos e promoção de artistas emergentes; e na produção do projeto O Novo Sempre Vem.
Sobre a TV Cultura
Há 56 anos, a TV Cultura é reconhecida como a principal emissora pública do país, sustentada por três pilares: Cultura, Educação e Informação. Com programação premiada e voltada a públicos diversos, destaca-se no cenário nacional pelo conteúdo atual, crítico, democrático e inovador, dedicado ao desenvolvimento do cidadão. A emissora já conquistou mais de 400 prêmios nacionais e internacionais, incluindo quatro Emmy Awards e mais de dez troféus Prix Jeunesse. É reconhecida ainda como a segunda melhor emissora do mundo em qualidade de programação, atrás apenas da BBC One.

